Quem sou

Augusto Ewald  Augusto Rocha Ewald (1949), sou natural de Vitoria (E. S.), sou Engenheiro Civil, com especialidade em estruturas, e formado em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas.

Comecei a me interessar por peixes em 1969, quando pegava os barrigudinhos (guppy na forma selvagem ) do rio Tiête- velho  em São Paulo.

Criava em pequenos potes e panelas velhas com as plantas chamadas de alface de superfície, me interessei pelos Lebistes e por vários anos, os criei, profissionalmente, parei por 6 anos até que entrei em um site na internet e deparei-me com um peixe lindo que chamei “GUPPY A MARAVILHA DAS ÁGUAS“, procurando pelo nome verifiquei tratar-se da linhagem MOSCOW.

Entusiasmado retornei com força em meados de 2004 ,passando a pesquisar e estudos através de sites brasileiros e internacionais. Foram meses de pesquisas pela internet lendo os artigos de diversos criadores, copiando e imprimindo 5.000 artigos e materias, além de fotos e conversas telefônicas com os principais criadores do Brasil.Alguns deles me deram muita força, tais como Marcos Cavallere de S.P, Rodrigo Ziviani de BH , Alexandre Bofim BH, Alexandre Peres –SP , Agostinho e Edemar Novaes RJ e meu amigo Michell de Goiania. Foi então que decidi montar minha estufa, posteriormente o laboratório, colocando alí minhas idéias e experiência na criação de guppys, agora renovada pela evolução que ocorreram através do aperfeiçoamento da genética, e fixação de uma série de linhagens.Sempre comentava com Michell, que estava enferrujado precisando de um impulso para retomar o caminho que tinha abandonado.

augusto_foto Me associei na CCG –Clube dos Criadores de Guppy do Brasil , e comecei a trabalhar na abertura do site e criação do Laboratório Guppy Brasilia.Adquiri Guppys de qualidade dos principais criadores do Brasil , principalmente MOSCOWS filhos e netos de campeões dos torneios Brasileiros e alguns importados. Um dos objetivos é de levar até as pessoas, um pouco das minhas experiências e ajudar a popularizar este maravilhoso Hobby, e o outro é trocar informações relativas a criação, seleção, manejo e cruzamentos,genética que aprendi durante esses anos e vivenciadas nas minhas estufas e agora no meu laboratório, e ainda continuo apredendo sempre realizando os experimentos em busca da qualidade. Afinal de contas “ Na vida estaremos sempre aprendendo e repassando aos interessados até o final de nosssos dias e se valeu , estará disponível às novas gerações” . AugustoR.Ewald

E-mail: ewald@brturbo.com.br