Os sentidos dos guppies

Resumidamente podemos afirmar:

Visão:   O sentido mais fraco, a visão foi desenvolvida para enxergar até um limite e determinado raio visual, que varia de peixe para peixe. A    visão de grande partes dos peixes  é deficiente em virtude de sua retina ser fraca, inclusive a do guppy. De forma geral, não percebe muito bem os movimentos externos.

Olfato :   Dentro da água  o  guppy não podem sentir cheiro de qualquer substância da mesma forma que possa se  sentir fora dágua, e a propagação dele na água é bem mais lenta do que no ar.O olfato do guppy age diretamente com o paladar, se colocarmos alimento que tenha um paladar que lhe agrade e logo em seguida colocar outro alimento pouco apreciado ele normalmente se equivoca e também come o alimento não apreciado com a mesma intensidade , até que perceba pelo cheiro que não é o mesmo que o primeiro alimento ofertado.

Audição:  O Guppy  podem ouvir facilmente qualquer tipo de barulho a grandes distâncias, além  que a transmissão na  água e bem melhor, pois a água é ótimo transmissor das ondas acústicas. Temos ainda, um sentido muito especial, que se chama sentido espacial  derivado de ramificações nervosas espalhadas pelo corpo, ainda em estudo, e pouco conhecido. Com essa combinações de sentidos o guppy pode pressentir chuvas e qualquer modificações do tempo.

Fonte: Augusto Rocha Ewald