Doenças e recomendações

No meu entender para evitar doenças, basta que fique atento à limpeza dos aquários.

Limpe sempre que possa, trocando cerca de 20 a 30 % de toda água semanalmente. Não introduza plantas ou peixes sem passar pela quarentena de observação( no mínimo 10 dias ).

Os alimentos devem sempre serem verificados se não estão estragados ou vencidos. No meu caso particular, já há mais de 20 anos, coloco em cada aquário quinzenalmente uma colher de sopa de sal grosso, daquele usado na agropecuária e nos peixes recém- chegados adiciono também 1 gota de formol 33 % por cada dois litros de água por um período de 3 dias continuados.
Durante esse período de 3 dias, troco diariamente 50 % da água do aquário de 36 litros, adicionando 1 colher de sopa de sal grosso e 18 gotas de formol 33%.Estou testando a adição de formol como antisséptico contra bactérias colocando nos aquários de quarentena e aquários de tratamento, por recomendação dos criadores com quem venho conversando.

Ainda, podemos colocar água safe no aquário dos peixes que estão chegando.No tratamento daqueles que estão com comportamento anormal, cauda fechada ou com manchas, Etc , coloco aquaLife .

Fonte: Augusto Rocha Ewald