Formas de cruzamentos

Existem tres formas básicas de cruzamento: Retrocruzamento; Cruzamento fechado e Cruzamento em mesma linha.

Retrocruzamento: É o cruzamento de linhagens distintas. Muitas vezes você consegue belos espécimes porém difíceis de serem mantidos. Para isso demora-se anos. Ex: Cobra dourado X Vermelho = Cobra vermelho.

Cruzamento fechado: Cruzamento entre pai e filha, mãe e filho, irmão e irmã, ou seja entre parentes próximos. Ótimo para se fixar características.

Cruzamento em mesma linha: Semelhante ao anterior porém feito entre parentes distantes. Ex: bisavó com bisneto ou primos distantes.

Fonte: Escrito por Rodrigo Ziviani

 

ESCOLHER A FORMA DE CRUZAMENTO

Escolher que forma de cruzamento você vai seguir é muito importante para manter por muito tempo uma linhagem de guppy. Alguns cuidados iniciais você tem que tomar para que um erro inicial não venha provocar problema com a linhagem e daí você tenha que descartar todos os peixes e adquirir um novo trio. Siga as técnicas de alimentação, técnicas de manutenção, seleção CFT, ótima ração em flocos (Tetra), alimentos vivos (artêmia, microvermes, dáfnia, etc.), anotação de todos os cruzamentos e como selecionou as matrizes e um pouco de genética.

Eu perguntei ao Luke quanto seria a quantidade das trocas parciais de água e ele me informou que o ideal seria trocar 25% diário para os alevinos, mas 50% duas vezes na semana esta bom.

É muito importante que a linhagem seja pura e estabilizada (homozigoto). Se possuir espaço o suficiente, faça várias famílias relacionadas e mantenha em linebreeding como mostra o gráfico abaixo. Os registros devem ter as informações de nome linhagem, origem, data nascimento, lote, data início acasalamento, método utilizado, etc. Identifique cada fêmea com letras "A", "B", etc. e marque cada geração como F1, F2, etc., ficando cada lote de alevinos identificados como F1A1, F2A1, F1B1, etc.

Eu costumo manter somente 2 barrigadas de cada fêmea e descarto o restante. Os métodos de cruzamento usados são " In breeding, line-breeding e out-crossing" e estão definidos abaixo.

In-breeding :
É usado para purificar uma linhagem. Geralmente é cruzado irmão com irmã, filho ou filha com mãe ou com pai (backcrossing) ou irmão com tia ou tio. O método de backcross tende a purificar a linhagem e as características genéticas. É preciso ter cuidado de se observar as características desejadas para não levar também as não desejadas.

Observe para não usar pais com falhas em cor e formato. O tamanho do corpo tende a ser perdido quando se faz inbreeding com parentesco próximo, portanto use tio/tia. Este método é considerado o mais adiantado método retirado do inbreeding. Na natureza os pais são os mais fortes e os mais férteis da linhagem.

As características fortes e férteis são as mais queridas e geralmente elas não vêm com características desejáveis, tais como, formato, tamanho e cor, como nós queremos para nossos guppies de shows. Não use inbreeding com método exclusivo de manutenção de linha.

Se o resultado produzido está se desviando do desejado, seja observador o bastante para ver no princípio e mudar ligeiramente se modo de seleção que deve estar sendo feito de maneira errada. Neste caso, um backcrossing poder ser necessário para re-injetar as características genéticas iniciais perdidas, possivelmente presentes na incial.

line-breeding
Este princípio é usado para manter uma cor de linhagem. A melhor maneira é sempre manter dois lotes relacionados mas com características diferentes, exemplo Cor e Formato e a outra Tamanho e Formato. As características mais difíceis para fixar ou serem mantidas de uma linhagem, não é tamanho como muitos criadores pensam e somente cruzam os peixes com tamanho de corpo grande, elas são formato e cor.

Se você perde uma destas características o seu programa de criação é atrasado por muitas gerações até que você consiga novamente fixá-las novamente e as vezes é melhor comprar novas matrizes. Motivos para manter dois lotes separados, mas relacionados :

- o código genético (características de egg) será espalhado em nas duas linhagens e assim fica mais fácil mantê-las;

- no final de 4-5 gerações você junta estes dois lotes relacionados e dá uma revigorada em sua linhagem.

É extremamente difícil manter todas as características desejáveis, enquanto que remover as características indesejáveis (lembrando que nenhum peixe é perfeito), é o modo mais seguro para manter e executar melhorias sistemáticas calculadas. Ao cruzar estas linhas relacionadas, você pode potencialmente obter nascimentos de alevinos que podem ser usados para melhorar uma ou todas as suas linhas de criação.

Manter linhas separadas pode melhorar muito o aspecto de uma linhagem de cor, por exemplo padrões, simetria, injeção de novas cores de fundo em caudas bicolores, aumentando a densidade / intensidade de cores do corpo meio preto (HB), fertilidade crescente, formato de cauda/dorsal e tamanho e fixando melhor a forma do corpo.

Em linhagens com gotejamento de cores caudais como HBAOC, HBYellow e HBPastel que não podem competir com vencedores de espetáculos, você pode remover o gotejamento de cores por escolha cuidadosa dos pais ou gradualmente limpando a linhagem em etapas.

outcrossing
Criadores novatos que não contem com a ajuda de um criador mais experiente, nunca devem tentar este método chamado de "cruzamento não relacionados". O famoso criador americano de guppies, DR Alderson, declarou "é como jogar roleta russa com sua linhagem". Veja o exemplo abaixo :

"minha linhagem preta nã foi obtida com peixes de espetáculo mas com alguns problemas e teve que er corrigido. Eu comecei com um outcross para criar a nova linhagem. A linhagem teve que ser cruzada cuidadosamente por pelo menos 5-8 gerações antes que eu pudesse fazer outcross novamente ou eu seguramente teria terminado com híbridos sem valor. Muitos peixes tiveram que ser selecionados e os reprodutores tiveram que ser organizados cuidadosamente com a linhagem nova para nossa criação."

Linhagens estabilizadas não devem e nem necessitam ser cruzadas por outcross. Estas linhagens são trabalhadas por muitos anos pelo criador e tem sua genética já para uma linhagem boa, assim só necessitando do método de cruzamento em linha (linebreeding) para que se mantenha por bastante tempo. Mantenha tudo anotado sobre as gerações.

O outcrossing pode ser muito interessante e recompensador se corretamente feito. Este método é usado para produzir peixes grandes (híbridos) para shows, ou introduzir sangue (genético) novo em suas linhas de cruzamento. As chances de um resultado favorável em um outcrossing é de 10-20%. Você precisa usar linhagens compatíveis para obter resultados nas gerações F1 ou F2. Veja a tabela de compatibilidade no final desta página.

Nunca saia muito da linhagem original, é aconselhado manter a linhagem original. Depois do cruzamento inicial, você deve avaliar imediatamente nos próximos 3-6 meses se os resultados foram favoráveis, como taxa de crescimento, atividade, forma de corpo, cor e tamanho.

Você percisa escolher os pais certos para executar o backcross para a linhagem de guppies original que você esta tentando melhorar. Se estiver produzindo híbridos para apresentar em shows, então os objetivos deverão ser conhecidos na primeira geração. Faça o backcross para ambos os sexos se possível, veja qual será melhor. Se ambos funcionaram bem você pode começar com as linhas novas para sua linhagem original. 

Fonte: Júnior