Mantendo uma Linhagem

A criação de guppies no Brasil nesses últimos 2 anos, com a introdução de diversas novas linhagens conseguidas por ocasião do 4o WGC (World Guppy Contest) em 1999 e também pelo intercâmbio entre criadores nacionais durante a 1a CCG-EXPO realizada em setembro/2000 na cidade de São Paulo, está em constante evolução, sendo que a qualidade dos guppies aqui criados vem melhorando sensivelmente e passamos a ter entre nós o que de melhor há no mundo atualmente.

Com esse esse intercâmbio mundial, passamos também a ter os mesmos problemas do resto do mundo, tais como:

  • Doenças que não estávamos acostumados a ter e a tratar.
  • Uma variedade muito grande de novas linhagens sem o necessário conhecimento genético de como mantê-las ou melhorá-las.
  • Peixes geneticamente mais aperfeiçoados, porém mais sujeitos a enfermidades e mais sensíveis na sua criação.

Tivemos a princípio problemas durante a criação dessas novas linhagens, mas estamos conseguindo superá-los à medida que pesquisas vêm sendo feitas e observações e experiências sendo testadas aqui por nós.

Podemos afirmar que nesses 2 últimos anos conseguimos recuperar o tempo perdido e estamos aptos a criar e manter esses novos peixes e, dentro em breve irmos lá no exterior participar com brilho nos concursos internacionais.

Dentre as linhagens tradicionais que aqui criávamos podemos citar:

¾ Vermelhos, Fantasia (Mosaico), Esmeralda, Preto, Vermelho, Vermelho Ouro, Azul, Albino Vermelho, Cobras(diversas cores), etc...

Dentre as novas linhagens introduzidas podemos citar:

Moscow , Blue/Red Grass, Tiger Bronze, Micarif, Platinum, Medusa, Metal Lace, ¾ Yellow, Snakeskin(outras variedades), HB AOC, Galaxie, Pingus, Pastel, etc...

Para mantermos essas novas linhagens devemos proceder da mesma maneira como fazíamos com as nossas antigas, sempre visando preservar seu vigor e bastando para isso termos alguns conhecimentos adicionais com relação às suas compatibilidades genéticas.

Basicamente devemos nos preocupar com um bom selecionamento de reprodutores, um bom programa de alimentação e manter boas condições de higiene, que mantenham os nossos peixes saudáveis e com bom desenvolvimento e, principalmente nos habituarmos a fazer registros de todas as ocorrências de trato com os peixes, manejo e resultados genéticos de cruzamentos, pois só assim adquiriremos o conhecimento para termos uma criação de qualidade.

As técnicas utilizadas pelos criadores para manter e melhorar uma linhagem de guppies são as seguintes:

1) Cruzamentos dentro da mesma linhagem (In-breeding)

2) Cruzamentos em linha (line-breeding)

3) Cruzamentos não relacionados (out-crossing)

1) Cruzamentos dentro da mesma linhagem

Nesse método são cruzados irmãos com irmãs, pai com filha, mãe com filho, ou irmãos com tios. Com esse método os filhos a cada geração mais se parecem com os pais, mas também podem ser fixados caracteres que você não esteja desejando. Com o uso por muito tempo somente desse método há também a perda de tamanho dos peixes. Se estiver perseguido tamanho nos seus peixes é preferível usar o método tio/tia. É sempre bom não esquecer que as características procuradas de formato e tamanho podem levar a linhas menos férteis, pois na natureza os mais fortes e ágeis serão os reprodutores naturais. A correta escolha dos reprodutores é fator importantíssimo nesse método de criação, mas devemos ter o conhecimento que somente utilizando esse método não conseguiremos manter nossa linhagem perfeita por muito tempo.

2) Cruzamentos em linha

O principio desse método de criação é o de se manter várias linhas dentro da mesma linhagem. Por exemplo você poderia manter uma linha para tamanho, outra para cor, outra para formato. Com também poderia ter diversas outras linhas selecionadas por fertilidade, comportamento, vigor, canibalismo, etc... O importante é saber que as características mais difíceis de se fixar e manter são a cor e o formato do peixe.

Com o cruzamento entre essas linhas criadas é que surgirão os peixes para exposição, peixes que terão as melhores características de cada linha, ou seja um peixe grande, com cores bem definidas e sem falhas e um formato adequado, tanto de corpo quanto de nadadeiras.

3) Cruzamentos não relacionados

Para se fazer um cruzamento não relacionado, ou seja, um cruzamento entre peixes de linhagens diferentes, é preciso muito conhecimento, pois se fizermos um cruzamento desses ao acaso, a possibilidade de o resultado desse cruzamento dar errado, com o nascimento de peixes inferiores, é maior do que 90%.

Linhagens já criadas há muito tempo e com características já bem fixas não precisam ser cruzadas com outras linhagens.

Os motivos que podem nos levar a realizar um cruzamento desse tipo são:

  1. Se você decidir criar sua própria linhagem, ou seja, uma nova linhagem de guppies.
  2. Quando você quiser criar peixes híbridos de grande tamanho para participar de exposições. É bom saber que esse peixes não deverão ser utilizados como seus futuros reprodutores.
  3. Outro motivo seria a de você tentar recuperar uma linhagem onde você só tenha um macho ou uma fêmea, ou se em sua linhagem apareceu um problema de infertilidade.
  4. Quando você quer melhorar uma linhagem e acrescentar características novas a essas linhagens, como tamanho ou nadadeiras maiores, por exemplo.

Tendo em vista a diversidade de linhagens existentes e ao fato de não termos conhecimento pleno de como foram formadas, que tipos de genes elas carregam, estamos relacionando abaixo alguns tipos de cruzamentos não relacionados para melhoria das linhagens:

1) Albinos:

Macho Vermelho Ouro X Fêmea Albina = 100% Vermelhos corpo cinza.
Macho Vermelho Cinza X Fêmea Albina = 30% Albinos revigorados.

A partir desse cruzamento podem ser cruzados entre irmãos por 3 gerações.
Os albinos também se prestam bem para cruzamentos com as linhagens ¾ Red, Blue e Gold Red.

2) ¾ Vermelhos :

Macho Vermelho Ouro X Fêmea ¾ Vermelho(cinza) = Macho ¾ Vermelhos cinzas
Macho ¾ Vermelho cinza X Fêmea ¾ Vermelho (original) = ¾ Vermelhos revigorados.

3) ¾ Azuis :

Macho Azul X Fêmea ¾ Azul = Machos ¾ Azuis
Macho ¾ Azul X Fêmea ¾ Azul (original) = ¾ Azuis revigorados.

A fêmea de Verde também funciona bem nesse cruzamento, mas o resultado na segunda geração será de ¾ Verdes.(na primeira geração todos ¾ Azuis)

4) ¾ AOC (qualquer outra cor)

Macho ¾ AOC X Fêmea Lace Snakeskin = ¾ AOC
Macho ¾ AOC X Fêmea ¾ AOC original = ¾ AOC revigorados.

5) Para se criar ¾ AOC:

Macho ¾ Pastel X Fêmea Lace Snakeskin = ¾ AOC leopardos
A fêmea ¾ AOC também é boa para cruzamentos com as linhagens Blue, Purple e Green.

6) ¾ Purpuras – Para melhorar os ¾ Purpuras

Macho Purpura X Fêmea ¾ Purpura

Para produzir o ¾ Purpura o cruzamento é Macho ¾Azul X Fêmea Purpura

7) Para se fazer Vermelhos Bi-coloridos:

Macho Vermelho Ouro X Fêmea Púrpura Bronze = Vermelhos Bi-coloridos

8) Para melhorar as cores de guppies Purpuras que se tornaram muito escuros:

Macho Purpura X Fêmea Verde = 100% Púrpuras

9) Púrpuras e Verdes

Esse cruzamento produz esporadicamente excelentes peixes azuis.
O púrpura é dominante e vai escurecer o verde, portanto escolha para esse cruzamento os verdes mais claros que você tiver.
De um modo geral as cores Azul, Verde e Purpura funcionam bem entre si em cruzamentos não relacionados.

10) Macho Cobra Purpura X Fêmea Purpura

11) Macho Cobra Azul X Fêmea Azul

12) Macho Cobra Verde X Fêmea Verde

13) Macho Moscow X Fêmea Purple(ou Verde)

Funciona bem, pois o padrão Moscow é dominante.

14) Linhagens mais recessivas, como as de cor ouro ou amarela, para se melhorá-las, pode-se utilizar um guppy ¾ Pastel, ou um Pastel Branco.

As linhagens ¾ Pastel e ¾ Yellow devem ser cruzadas entre si para revigoramento de ambas as linhagens.

15) Com relação a outras linhagens, abaixo vai uma idéia de grupos de linhagens que podem ser cruzadas entre si e em que haverá maior possibilidade de acerto.

  • Albino Blue Glass, Galaxy Blue, Cobra Albino, Medusa
  • Albino Red, Albino Head Red, Gold Red, HB Red, Red Tiger Bronze
  • Snakeskin, ¾ AOC, ¾ Pastel
  • Metalic Green, ¾ Purple, HB Blue, Purple, Moscow
  • Micarif, Golden Yellows, Golden Pastel, Pingus Yellow
  • Black – Deve ser cruzado preferencialmente somente entre eles.

Claro que essas idéias funcionam para algumas linhagens. Pode ser que suas linhas já sejam suficientemente boas e não necessitem nenhum cruzamento. Sua experiência é que vai saber o momento exato de se fazer uma dessas tentativas para melhoria da sua linhagem.

Outras regras práticas:
Quando fizer um cruzamento não relacionado utilize sempre caudas sólidas(uma só cor) para melhorar linhagens de caudas sólidas.
É sempre melhor utilizar a mesma cor da nadadeira caudal num cruzamento quando se quer melhorar uma linhagem.

Fonte: Carlos Beserra