Genética

Quando dizemos que um guppy tem a "linhagem pura" é aquele peixe em que já foi feito um árduo trabalho de aprimoramento e desenvolvimento genético ao longo dos anos, de  características importantes passadas através de experimentos e informações das quais são fatores de identificação do grau de pureza de determinada linhagem.

É imprecindível noções de génetica básica de Mendel , 1° , 2° e 3 Lei de Mendel  para podermos concientemente chegar aos objetivos de aprimoramento de uma linhagem ou mante-las com uma maior segurança . Existem diversas linhagens puras de Guppies que recebem nomes diferentes de onde foi desenvolvida, forma  e cor da mesma etc.

Como exemplo temos  linhagens tais como os  Moscows, Snakeskin, Black, ¾ black, Dourado ou Red, Tuxedo, Verde, Roxo, Azul, Black AOC (Any Other Color) é o preto com nadadeiras de outras cores (Azul, verde,Roxo, Vermelho, Cobra,amarelo  etc).

Linhagem de guppy foi desenvolvida através de cruzamentos pré determinados e seletivos  derivados  em sua origem do espécime selvagem , que possui um complexo de genes de cor. Este possui características genéticas dominantes sobre todas as demais, pois é a primitiva.

A tendência de todo cruzamento que estratégicamente foi mal  executado é adquirirmos cada vez mais guppies selvagens por melhor que sejam as matrizes. É aí, que pesa a experiência, cada linhagem tem formas e caractéristicas e dela devemos aproveitar o máximo do que julgarmos perfeito ou que queremos como objetivo principal  atingir .

Podemos criar diversos sets, e traçar procedimentos para atingirmos nosso objetivo, seja côr  ou tamanho, ou ambas ou outra qualquer características, entretanto, a estrátegia deve ser traçada, tanto do ponto de vista experimental , como do ponto de vista do histórico existente a repeito de determinado experimento. Caso esteja no caminho errado, poderemos esperar muito tempo para descobrirmos, aí é tempo que perdemos.   

Uma diferença muito grande é adquirirmos  guppies distintos e misturá-los em aquários comunitários. Neste caso, sem selecionarmos,  teremos crias que produzirão peixes mestiços ou híbridos de diferentes linhagens e qualidade cada vez mais se assemelhará  ao Lebiste primitivo ou seja sem cores e pequeno.

Outra é termos matrizes selecionadas e  puras de linhagem e idade semelhantes, em tanque próprio sem outros peixes com as condições recomentadas para tal . Neste caso você esta tendo toda oportunidade de conseguir filhotes de qualidade e fixar características  desejadas para o alvo planejado.

Com esse objetivo teremos  criação somente de guppies, procurando-se obter qualidade e aprimoramento. A genética nesta espécie e algo fantástico pois o Guppy tem a capacidade de mudar diversas características em uma mesma linhagem. Por isso o trabalho de aprimoramento genético e manutenção de uma linha pura  através das gerações, com a mesma qualidade das matrizes iniciais é um desafio fascinante que requer trabalho, paciência, dedicação perseverança , condição e  espaço para tal.

O Guppy é um peixe com uma vida sexual muito ativa em média a partir dos quatro meses de vida. Ele vive em média de um ano a dois anos  e meio e cada fêmea dá cria a cada 28 dias em média. O número de filhotes varia de 5 a 100   filhotes dependendo do tamanho da fêmea, linhagem, alimentação e qualidade da água do tanque etc. Minhas fêmeas com seis meses dão em média 40 filhotes por cria.

O importante  é a escolha das matrizes , de boa procedência e procurar conhecer a sua história genética e verificar as características intrísecas da linhagem ,ou seja, você ao adquiri matrizes puras ganha anos em seu desenvolvimento  genético, não tendo desilusões e nem  perdendo o seu tempo que é precioso.

Fonte: Augusto Rocha Ewald