Dicas de cruzamentos

Half-Blacks

Primeiro o corpo deve ser preto e não azul marinho. A coloração preta deve cobrir a metade do corpo, não três quartos. A linha de demarcação deve iniciar da barbatana dorsal descendente para a parte inferior do peixe. Esteja atento para que a cor do corpo não vá além da barbatana dorsal ou da barbatana caudal. Bons cruzamentos vêm de cruzar machos com sua respectiva cor de barbatana caudal com  fêmeas Half Blacks.

Exemplos:
Macho vermelho com uma fêmea vermelha half black.
Macho azul com uma fêmea azul half black.
Macho roxo com uma fêmea roxa half black.
Pontos a verificar ao selecionar os reprodutores:
1. cor e forma do corpo.
2. cor e forma das barbatanas.
3. tamanho

Snakeskin Sólidos
Os peixes devem ter um bom padrão cobra em pelo menos 60% do corpo. Quanto mais melhor. Evite machos com barras de zebrinus ou marcas de cobra no pedúnculo caudal. A cor da caudal deve ser sólida tão quanto  a cor das barbatanas dorsais. O desafio principal em cobras sólidos é fazer com que a cor da barbatana dorsal bata com a da caudal. Há exceções, mas na maiortia das vezes não se consegue 100% de cor sólida nas dorsais.

A cor de corpo debaixo do padrão de cobra deve ter a mesma cor iridescente que a caudal. Você tem que acompanhar bem o tamanho da dorsal. Quinze anos atrás cobras sólidos, como uma regra, tinham barbatanas dorsais muito curtas. Isto poderia ser uma característica dominante e assim você tem que prestar muita atenção ao escolher seus reprodutores. Para bons cruzamentos, use machoscobra com qualquer femea de corpo cinza com cores de caudais similares..

Exemplos:
Macho de cobra roxo(purple) com uma fêmea roxa.
Macho de cobra azul com uma fêmea azul
Macho de cobra verde com uma fêmea verde

Quando escolher os reprodutores para cobra sólidos lembram estas características desejáveis:
1. corpo grande para macho
2. Barbatana caudal sólida
3. Bom padrão de cobra
4. tamanho e cor de barbatana Dorsal

Reds
As três características mais difíceis e importantes na criação de Reds são:
1. cor
2. cor
3. cor

Os Reds estão ao topo da lista em dificuldade de se manter uma boa cor, profunda, e limpa. Eu vi pessoas adquirirem uma boa geração e perder sua qualidade de cor logo em seguida. Alguns criadores fazem como eu faço, onde tem-se que manter três linhas ou linhagens ao mesmo tempo e então fazendo as combinações corretas nos cruzamentos.

Exemplos:
1. linha A - cor vermelha bem limpa
2. linha B - cor escura/marron
3. linha de corpo ouro

Eu também sentia que Red só deveriam ser cruzados com outra linhagem Red. Outras cores parecem voltar atrás. Eu tenho hi-bred reds com fêmeas azuis e back crossed muitas vezes com o Red. Isto mantém a cor com um vermelho intenso mas você também pode pôr faixas escuras na área de pedunculo. John O'Bricn, de N.Y., no inicio dos anos 80 criou 70 aquarios de reds.

Nenhuma outra cor havia no criatorio dele. Ele também não vendia ou trocava seus peixes. A melhor dica que eu posso lhe dar para esta linhagem é fazer o que José O'Brien fez - carregue seu criatorio inteiro com diferentes linhagens de vermelhos e trabalhe nas linhas que produzirem os melhores.

Albinos
Albino são peixes bonitos mas eles também têm muitos problemas, entre estes problemas estão tamanho, fertilidade e cor. Você tem que achar uma linhagem de corpo cinza para cruzar com eles.

Exemplos:
1. um albino vermelho com um cinza vermelho. Nenhum albino vai ser produzido na primeira geração.
2. a segunda geração (F2) deve produzir 25% de albinos. Isto é bom por causa do  alto vigor criado  que estes peixes exibirão.
3. cruze um irmão com uma irmã e então cruze de volta com os de corpo cinza. Este procedimento reajusta a linhagem.

Cores boas para cruzar albinos são: vermelho, amarelo e possivelmente azul, verde e mesmo multis. Os alevinos destes peixes demoram mais para se levantar e nadar que outros peixes. Albinos têm uma tendência para ter corpo pequeno, assim quando escolher machos primeiro consideram o tamanho e depois suas cores.

Três Quartos Pretos
Os problemas com estes peixes são que eles tendem a ser pequenos e ter barbatanas caudais curtas. Também é difícil de manter aquele bem cor preta. Ao contrário dos half blacks, você quer a cor preta na maior parte do corpo possível. Cem por cento de cor no corpo é o resultado desejado. Sempre procure uma relação 1 a 1 com os machos.

Estes precisam ser usados para os criadores e cruzamentos. As características para verificar em um cruzamento preto para preto são tamanho de barbatana dorsal e algum limo verde ou azeitona - cores verdes que podem aparecer. Muitos pretos mostram realçes de coloração azul ou roxa de cruzamentos do passado.

Fonte: Frank Ortega