Artémia recém-nascida

Utilização:

A artémia recém-nascida é uma comida de primeira escolha para as crias dos ovíparos e de outros pequenos peixes. Também é comida vorazmente por peixes de água salgada surpreendentemente grandes e constituem um bom substituto de macro-plancton para alguns invertebrados que se alimentam por filtração.

Criação:

Para eclodir artémia é preciso pouco. Uma incubadora pode ser construída de quase tudo, como um recipiente de plástico. As lojas vendem “incubadores de artémia” e cones de eclosão em plástico. Tudo funciona mas um recipiente com um fundo côncavo ou cônico é melhor porque a água flui e não há áreas mortas. Junte um tubo de ar ligado a uma pequena bomba, coloque uma luz por cima e mantenha a uma temperatura de cerca de 30 C se a artémia é para ser eclodida depressa.

O livro de Ed Warner sugere 3.5 colheres de sopa de sal sem iodo para cada 3.8 litros de água. Ele recomenda usar-se o sal mais barato possível. SF Bay Brand indica que se deve aumentar a dureza da água para melhorar as hipóteses de sobrevivência da artémia, portanto juntar uma pitada de bicarbonato de sódio pode ser boa idéia.

Para que a artémia recém-eclodida não morra, a água deve ser vigorosamente remexida mantendo-se os pequenos camarões de artémia em suspensão. Isso é conseguido injetando ar através um tubo de plástico rígido com 30 cm ligado a um tubo flexível por sua vez ligado a uma bomba de ar. A secção rígida impede o tubo de sair do recipiente. Os aquariofilistas usando difusores de ar poderão descobrir que entopem freqüentemente neste ambiente.

Para retirar os nauplio (camarões de artémia recém-nascidos) desliga-se o ar, coloca-se um tubo rígido ligado a 70-90 cm de tubo flexível e deixa-se o conteúdo assentar. As cascas de ovo serão recolhidas no topo da água. A artémia deverá afundar-se (se a água não for demasiado salina). Então basta sinfonar os camarões para uma rede de artémia (muito fina), colocar o conjunto numa chávena de água e usar uma pipeta para dar aos peixes.
Os nauplio irão viver até 24 horas no aquário.

Os ovos podem ser comprados na maioria das lojas de animais especializadas. Ovos comprados em grande quantidade (como pacotes de meio quilo) serão muito menos dispendiosos que as minúsculas ampolas vendidas nas lojas. Os pacotes pode ser guardados no frigorífico.

Ed Warner insiste que os ovos de artémia precisam de pelo menos um ano de incubação antes de estarem prontos para eclodir. Ele refere que uma fraca taxa de eclosão de um recipiente recentemente aberto pode dever-se a tempo de incubação insuficiente e que as melhores eclosões provém de ovos mantidos alguns anos, com ovos mantidos por 5 anos num recipiente fechado a vácuo a fornecer a taxa perfeita de 100% de eclosões.