Enquitréia (pequenos vermes aparentados com as minhocas)

Utilização:

Estes vermes têm até 2.5 cm de comprimento e são bons para alimentar peixes entre 7 e 15 cm.

Criação:

Semelhante aos vermes Grindal mas estes vermos não se dão a altas temperaturas, se possível devem ser mantidos abaixo dos 23 C. Durante o verão irão sobreviver se mantidos úmidos e num local frio. Os vermes brancos podem ser mantidos em solo para plantas e em caixas de isopor com cerca de 40 cm x 30 cm x 15 cm de fundo com um tampa. Irão comer a mesma comida que os Grindal mas um conjunto de fontes sugere também que pão branco molhado em leite é uma comida muito boa para estes vermes. Outra opção é uma mistura de alface velha, fruta e pedados de pão. Junte água e misture, tão grosso quanto o misturador agüente mas ainda permitindo entornar. Junte talvez uma xícara a cada semana (é, na sua maioria, água, sempre necessária para manter a cultura úmida) numa área ao centro.

O substrato com mais sucesso usado por um de nós (DW) são migalhas de pão seco e re-hidratadas com alguma levedura adicionada. Os pedaços de pão são preparados recolhendo velhas côdeas, guardando-as no frigorífico e depois secando-as. O pão é então esmagado e depois guardado em recipientes selados (como baldes para gelados). As migalhas durarão para sempre. Quando for tempo de alimentar os vermes use uma grande gamela e misture juntando água. Finalmente coloque na cultura. Use apenas o suficiente para uma semana. A quantidade de água deve variar – quando a cultura tender a secar no verão deve-se incluir mais água mas se a cultura já estiver demasiado úmida então usar uma mistura mais seca.

Poder-se-á perguntar quanto tempo durará a cultura até começar a cheirar mal. É uma boa questão, para a qual não existe uma resposta imediata, um de nós (DW) tem culturas com mais de 3 anos, com uma produção são forte como sempre e sem odor.

Mantenha estes vermes numa completa escuridão. Eles sairão do solo e procurarão a comida, devorando-a depressa, formando um novelo entrelaçado. O aquariofilista pode arrancar essa massa do solo e usá-la para alimentar os peixes. Os vermes esconder-se-ão no solo assim que sentirem a luz, portanto seja rápido a apanhá-los. Outro meio de separar os vermes da sujidade é obter um frasco cilíndrico com as extremidades removidas e prender uma rede de plástico fina a uma extremidade (com um cordel, um elástico ou outra coisa que sirva). Encha de água um recipiente de vidro (como um copo de medição). Ponha o frasco por cima da água de modo a que o fundo fique a cerca de 1 cm de água. Ponha uma mistura de solo e de vermes dentro do frasco e uma luz sopre o topo (por exemplo, um pequeno projetor de secretária). O calor conduziram os vermes para o exterior, através da rede e caindo na água. Isto pode levar um par de horas ou mais. Os vermes ficam limpos e podem ser dados aos peixes diretamente, colocados num comedouro de vermes ou congelados para utilização futura. Isto serve para vermes brancos grandes e pequenos e, assumindo que os vermes Grindal podem ser criados em solo, deve servir para eles também.

Porém, se não se importar de sujar as mãos, uma maneira mais rápida e eficiente será colocar o conjunto de vermes e terra num recipiente, juntar água, remexer e despejar a sujidade. Os vermes serão recolhidos em redes e colocados de novo em água limpa, remexendo de novo e despejando e repetindo a operação até os vermes estarem limpos. Desta maneira vermes limpos podem ser obtidos em minutos.

Os vermes brancos devem ser dados aos peixes num comedouro de vermes (freqüentemente chamado também de “comedouro de tubiffex”), para que os peixes possam ir comendo a pouco e pouco. Também podem ser postos diretamente numa tigela no fundo do aquário, onde ficam até os peixe os comerem. Este método é particularmente útil para criadores de killies que apenas têm turfa como substrato. Tenha cuidado em não colocar os vermes diretamente no aquário; alguns irão enterrar-se no areão onde ficarão inacessíveis para todos menos os mais empenhados escavadores, como os Hoplosternum. Quanto o aquariofilista tiver preparado demasiados vermes para um dia o restante deve ser rapidamente congelado para ser usado mais tarde.

Fontes:  Idênticas às dos vermes grindal.