Minhocas

Utilização:

Para alimentação de peixes médios e grandes (mais de 12 cm).

Criação: Para criar minhocas de forma fácil e barata:
Construa uma caixa de madeira (qualquer tamanho será bom, uma caixa maior implica mais minhocas). Residentes em apartamentos podem fazer caixas de, por exemplo, 30 x 30 x 20 cm.

Prenda a tampa com duas dobradiças baratas.

Perfure ou corte dois buracos de 5 cm na frente da caixa, de forma a que a parte de baixo dos buracos toque no fundo da caixa. Isto é, os buracos ficam na parte da frente da caixa mas em baixo, fazendo uma perpendicular com a madeira do fundo.

Pinte a caixa com qualquer tinta de óleo para exterior.

Coloque um pequeno pedaço de rede plástica, muito fina, nos buracos que foram feitos. A rede é colocada na parte de dentro da caixa. Pregue a rede firmemente. A rede permitirá à caixa drenar mas não permitirá que as minhocas saiam.

A caixa está completa.

· Preparar a caixa para minhocas

Compre turfa suficiente, de uma loja de material de jardinagem ou de um viveiro de plantas, para encher a caixa (lembre-se que a turfa fica mais compacta depois de molhada).

Coloque a turfa na caixa e ensope-a completamente. Remexa-a até estar uniformemente molhada.

Arranje 6 tijolos.

Coloque, fora da caixa, um tijolo em cada canto dianteiro e dois tijolos em cada canto traseiro para se a caixa se incline para a frente e possa escoar pelos buracos. (NT- Os tijolos típicos americanos são bastante mais pequenos que os nossos, pelo que será preferível arranjar outra forma de inclinar a caixa.)

Coloque um pires debaixo dos buracos para apanhar o que escorrer (a menos que a caixa seja colocada no exterior).

E agora, as minhocas

Compre três ou quatro caixas das minhocas que encontrar numa loja de venda de artigos de pesca. (NT- Mais uma vez essas minhocas não serão exatamente correspondentes ao isco que se encontra em Portugal. Será preferível usar as minhocas da terra que se encontram em qualquer jardim).

Ponha as minhocas na terra

Compre uma caixa de “Corn Flakes” (uma caixa pequena irá durar para sempre). Isto é tudo o que as minhocas precisam para uma nutrição adequada.

A cada três ou quatro dias espalhe uma camada ligeira de corn flakes em cima da turfa. Nota: antes de aplicar uma camada nova use um pequeno sacho de jardim para remexer a turfa e para misturar os cereais deixados da refeição anterior na turfa.

Após cerca de um mês existirão literalmente milhões de minhocas de todos os tamanhos, desde minúsculas minhocas jovens até adultos. As pequenas minhocas podem ser usadas para peixes pequenos e peixes muito jovens enquanto as minhocas maiores podem facilmente satisfazer as necessidades de comida viva dos mais esfomeados peixes grandes.

Este é um infinitamente renovável recurso que é difícil de colher em excesso!

A turfa deve ser mantida úmida através da rega periódica. Não regue demais! Não deixe secar! As minhocas morrerão DEPRESSA se a turfa secar. Felizmente a turfa retém água muito bem e regar raramente é necessário.

As minhocas não podem congelar. Como a caixa não deita mau cheiros pode ser mantida em garagens ou em marqueses durante o inverno (NT- No nosso clima fará mais sentido preocuparmo-nos com o calor excessivo de verão). As minhocas não gostam de serem sujeitas ao sol direto no verão (serão mortas). Coloque a caixa numa zona sombria se for deixada no exterior.

Mantenha a caixa fechada, as minhocas gostam da escuridão.

Outras Utilizações para Minhocas

As plantas de vaso adoram minhocas!

Os jardins adoram minhocas!

Os canteiros adoram minhocas!

Fontes:  Quintal, lojas de isco, lojas de jardinagem, clubes de aquariofilia.