Microvermes (Nematodas)

Utilização:

Este vermes microscópicos são bons para alimentar alevins recém-nascidos e os peixes mais pequenos, embora, peixes até 2.5 cm ou mesmo mais também os comam.

Criação:

Bons meios de cultura incluem cereais ricos em proteínas, ou aveia cozinhada. A aveia cozida é barata e é o meio escolhido por um de nós (DW). Os meios de cultura devem ser preparados de forma a ficarem grossos: quando colocados num prato devem ter 1.5 cm de espessura ou mais. Juntar pelo menos uma colher de chá (5 ml) de levedura de cerveja desativada (pode ser comprada em lojas de artigos dietéticos). As culturas não se desenvolvem bem sem levedura desativada. Coloque uma pequena quantidade de nematódeos. Se essa quantidade vier de uma criação já existente use apenas 2-3 mm do topo da criação anterior: é onde os vermes estão. A criação irá desenvolver-se melhor se mantida num local quente (como o topo de um aquário).

Os microvermes podem ser criados em recipientes de iogurte de 500 ml feitos de plástico do tipo 5 (o plástico marcado como reciclável). Este material é bastante grosso, flexível e barato e a micro-estrutura da superfície parece permitir aos vermes treparem pelos lados em concentrações suficientes para serem colhidas. Os recipientes de plásticos mais finos não são bons – os vermes não se desenvolvem e parecem não conseguir subir pelos lados. Faça um buraco, talvez com um diâmetro de 2 cm na tampa para fornecer ar e, se as criações forem empilhadas certifique-se que os recipientes ficam colocados em diferentes posições para que sejam expostos ao ar pelo menos uma vez em cada dois dias. Se isto não for feito os vermes morrem. As criações podem ser colocadas dentro de casa e tantos como 24 recipientes fazem uma compacta mas muito produtiva fonte de comida viva.

Em cerca de uma semana os microvermes podem ser colhidos dos lados com o dedo a melhor maneira é com um espátula plástico feita da garrafa de refrigerante . Opcionalmente pode-se colocar um pedaço de plástico espalmado (ou madeira) sobre a criação e raspar os vermes com uma lâmina quando se tornarem numerosos (alguns tipos de cones de gelado também podem ser usados como plataforma de recolha). Lave os vermes recolhidos para um copo de água limpa e despeje-o no aquário ou coloque os vermes diretamente no aquário.

As criações irão durar aproximadamente duas semanas. Desde que o meio de cultura seja fresco não haverá odores fortes mas quando esses odores aumentarem a produção irá diminuir e será altura de começar uma nova criação.

Pode-se aumentar o tempo que os microvermes demoram a passar para o aquário colocando-os num alimentador de vermes forrado com um pano filtrante.

Fontes: Amigos, clubes, encomenda por correio.